segunda-feira, 19 de maio de 2008

DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Texto enviado pelo Psicólogo Guilherme Wady colaborador do Blog

No mês de dezembro de 1987, na cidade de Bauru, São Paulo, 250 manifestantes, dentre usuários e trabalhadores de saúde mental, foram para as ruas, de faixas em punho e palavras de ordem, gritando por uma sociedade sem manicômios. De lá para cá, o movimento evoluiu e fez história nesses 20 anos passados (www.pol.org.br).
O dia 18 de maio, data oficial do dia da luta antimanicomial, é comemorado por ser a data de fundação de um dos maiores hospitais psiquiátricos do país, o Juquery de Franco da Rocha, localizado no Estado de São Paulo, símbolo maior do processo de isolamento social do ser humano com tratamento degradante, segregando o paciente do seu meio social. Diante disso, o dia 18 de maio passou a data nacional da luta contra os manicômios, que deve ser comemorada lembrando que as subjetividades individuais contribuem na construção do todo social e que a aceitação das diferenças, fazem parte do ideal de democracia e da esperança de um mundo mais humano possível.
É dia também de reafirmar o compromisso com a causa antimanicomial, pelo fim dos hospícios, vistos como instituições ultrapassadas; dia de comemorar a implantação dos CAPS em todo o Brasil, como resultado do movimento da Reforma Psiquiátrica, que com a adoção de serviços substitutivos aos manicômios já conseguiu desospitalizar muitos internos e reduzir o número de leitos psiquiátricos.
Mas nós, profissionais de saúde, ainda precisamos fazer muito. Precisamos lutar e defender o não fechamento dos espaços destinados ao cuidado humanizado de pacientes psiquiátricos e seus familiares; precisamos debater as políticas públicas voltadas à área da saúde mental . Nos últimos anos em Belém, por exemplo, houve um desmatelamento da política de atendimento àqueles que merecem ser tratados dignamente. É por isso que temos visto, constantemente, pessoas com sofrimento mental andando pelas ruas da cidade, completamente desamparadas.

Guilherme Wady
Psicólogo; Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento.

Nenhum comentário: