terça-feira, 5 de agosto de 2008

Agora sobre o chá ( verde )






O consumo de chá pode proteger contra o déficit cognitivo

Autora: Laurie Barclay
De acordo com os resultados de um estudo publicado no volume de julho do American Journal of Clinical Nutrition, o consumo regular de chá foi associado à diminuição dos riscos de déficit cognitivo.
Tze-Pin Ng, da University of Singapore, e colaboradores declararam que pesquisas laboratoriais sugerem um potencial papel protetor neurocognitivo ao chá, no entanto, não estabelecido ainda em humanos. Os achados encontrados até hoje são inconsistentes, mas parecem sugerir efeitos favoráveis da bebida, tais como prevenção de doenças cardiovasculares, câncer e mortalidade.
O objetivo deste estudo foi determinar a relação entre a ingestão de chá e os efeitos sobre o déficit cognitivo em uma comunidade chinesa acima de 55 anos na coorte Singapore Longitudinal Ageing Studies. O consumo de chá foi avaliado no início do estudo, assim como o estado cognitivo dos pacientes através do Mini-Mental State Examination (MMSE), no momento inicial, e após 1 e 2 anos.
Os autores concluem que, devido ao custo, a não toxicidade e ao consumo universal, há um grande potencial no uso da bebida com relação à tentativa de retardar os efeitos de uma doença prevalente em uma população cada vez mais idosa. Estudos posteriores devem investigar, também, se o consumo de chá diminui o risco de demências associadas à doença de Alzheimer e a déficits vasculares.

4 comentários:

Tatiana disse...

Muito bacana esse estudo... Que bom que vc voltou a postar. bjusss

Anônimo disse...

Dr. André,
As informações são preciosas, eu que sempre tive um certo asco com os tais chás, vou repensar os meus conceitos, aliás pré-conceitos. E o café? o que tem a nos oferecer de bom?

Anônimo disse...

Caro Dr. André, gosto muito de ler suas dicas sobre saúde. Melhor ainda quando elas vêm ao encontro daquilo que costumo ter como hábito saudável. Essa dica sobre chá verde, por exemplo, só fará com que eu continue a tomá-lo com a frequência habitual.
Abçs.

Anônimo disse...

Dr. André, que tal se o senhor nos explicar os efeitos do álcool sobre o estômago? Parabéns pelas dicas publicads, elas têm sido mito valiosas?